Só Templates

Créditos



Layout by



segunda-feira, 21 de julho de 2008

Al Gore quer acabar com combustíveis fósseis em dez anos


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e prêmio Nobel da Paz em 2000, Al Gore, apresentou na manhã desta sexta-feira (18) um plano ambiental para, dentro de um prazo de dez anos, 100% da produção elétrica dos EUA seja advinda de energias renováveis e não, como hoje em dia, de combustíveis fósseis como o petróleo.
Gore, eleitor público do candidato democrata Barack Obama, comparou o desafio para as sociedades modernas das mudanças climáticas com a chegada do homem a Lua há quatro décadas. "Devemos empurrar nossa nação para alcançar um novo objetivo que mudará a história", ele declarou. "Mais uma vez temos a oportunidade de fazer com que a humanidade dê um passo gigante".
O diretor do premiado documentário "Uma verdade inconveniente", que trouxe à tona os desafios que o mundo enfrentará nas próximas décadas, afirmou não haver sentido nos Estados Unidos pedirem dinheiro emprestado a China a fim de comprar petróleo no Oriente Médio.
Os críticos do ambientalista argumentaram não ser possível erradicar o uso dos combustíveis fósseis nos EUA em uma década, ao que Gore replicou, em uma coletiva em Washington, ser perfeitamente possível: "A resposta é acabar com nossa dependência de combustíveis baseados em carbono".
Ele observou ainda que as mesmas soluções para a crise climática são necessárias para renovar a economia do país e escapar da crise gerada pela subida dos preços do petróleo. "A mudança mais importante na maneira de fazer política seria entender que é mais grave o que queimamos do que ganhamos".

Nenhum comentário: