Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Greenpeace quer eliminar tóxicos dos eletrônicos

O Greenpeace pediu às empresas de eletrônicos, nesta terça-feira (05/08), que não usem mais elementos químicos nocivos à saúde em seus produtos, argumentando que o lixo tóxico de países ricos é jogado fora em países pobres.

A organização não governamental (ONG) de defesa do meio ambiente fez o apelo em um novo relatório sobre o comércio de lixo eletrônico, que, segundo ela, foi expandido da Ásia para a África - especialmente em Gana, onde TVs e computadores descartados, que contêm materiais tóxicos, estão sendo desmontados por crianças de cinco anos de idade.

“A menos que as empresas eliminem os tóxicos dos seus produtos e se responsabilizem por todo o ciclo de vida dos aparelhos, esse depósitos de veneno continuarão existindo”, disse Martin Hojsik, membro do Greenpeace.

Grande parte dos computadores e televisores que acabam em Gana vêm da União Européia, apesar de existirem leis que proíbem a exportação de produtos com material tóxico. O relatório cita principalmente equipamentos oriundos da Alemanha, Holanda e Suíça.

Os materiais são exportados como “bens de segunda mão”, que supostamente serão reutilizados. Mas de acordo com um oficial da União Européia, a maioria desses bens importados são desmantelados e não podem ser reaproveitados.

Nenhum comentário: